quinta-feira, 18 de junho de 2009

Publicidade me decepciona.

Não sou um bom alvo de publicidade. Assisto aos comerciais e, dos que mais gosto, lembro de partes do filme, mas quase sempre esqueço qual era o produto. Mas a nova campanha do Ford Fusion me chamou a atenção pela decepção que causou. Começa com um grupo de pessoas, aparentemente empresários, em uma reunião. Então uma moça pergunta pro rapaz onde ele gostaria de estar daqui cinco anos. Então ele faz aquela cara de quem está pensando, começa a tocar Back in Black do AC/DC e aparece o dito dirigindo um Ford Fusion preto, com a moça no banco do carona.
Duas coisas me incomodaram neste comercial. Primeira: AC/DC não combina com Ford Fusion. Pelo menos na minha humilde opinião. O carro é muito “arrumadinho”. Não consigo imaginá-lo coberto de poeira de estrada, por exemplo. Parece feito para pais de família e empresários. Olhar para o Ford Fusion me faz pensar que naquele equipamento de som deve rolar no máximo um Coldplay. Talvez James Blunt. Claro que estou generalizando, pois nada impede um pai de família ou empresário de gostar de rock clássico. Felizmente. E até acontece.
Segunda: a sequência toda foi literalmente copiada da cena inicial do episódio Bloodlust, da segunda temporada de Supernatural, minha série de televisão favorita, diga-se de passagem. A estrada, os enquadramentos da lateral, depois das rodas, então do interior, da traseira. Sem contar que até a música é a mesma, for Chrissake! Só faltou o personagem da propaganda ser um sósia do Jensen Ackles, todo “Dean Winchester”, de jaqueta de couro surrada, jeans rasgado e cabelo arrepiado, atrás da direção. Talvez eles até tenham tentado, vá saber.
Sei dizer que fiquei desapontada com a falta de criatividade dos criadores da campanha. Pelo visto fui só eu, porque o pessoal fã de Supernatural gostou, porque viu como uma homenagem, ou como prova de que a equipe que bolou a propaganda também gosta da série. Mas eu fiquei decepcionada e decidi que não vou mais mudar ou ocultar minha opinião só para agradar os outros. Eu sempre achei que criatividade fosse o principal quesito para formar um bom publicitário. Se eu soubesse antes que era só copiar cenas de seriado, eu mesma teria feito este curso. Imagino que o meu primeiro cliente seria a Nescafé. O filme mostraria uma linda mãe acompanhada pela filha adolescente, ambas confortavelmente instaladas na sua lanchonete favorita, bebendo café em canecas enormes ao som de Where you lead, da Carole King e Louise Goffin. Quem adivinhar a minha fonte de inspiração ganha uma passagem de ida pra Stars Hollow!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.