segunda-feira, 6 de julho de 2009

Sobre saber respeitar.

Aproveitei o desemprego para ficar doente, já que não posso enquanto trabalho, justamente por medo de ser demitida. Não adiantou, mas enfim, o que vale é o esforço. Pois bem, passei três dias inteiros na cama por causa de uma gripe, não a suína, apesar de eu ser palmeirense. Gripe mesmo. E como não sei ficar sem fazer nada, exceto quando estou dormindo (e olha lá, que às vezes bato um papinho), usei esse tempo para ouvir música e ler. Me chamou a atenção um texto de Rubem Alves chamado O Silêncio. Por causa deste trechinho aqui, ó:
“Não ser obrigado a conversar é uma felicidade. É raro que as pessoas entendam isso. Eu iria dar uma fala, faltava ainda meia hora e procurei um lugar escondido onde pudesse ficar quieto com os meus pensamentos. Achei-o sob uma escada, quase invisível e ali me escondi. Foi então que uma pessoa delicada me viu ali sozinho e bondosamente pensou: ‘O professor Rubem Alves está abandonado...’ Dois minutos depois meu refúgio estava cheio de pessoas falantes que destruíram a minha solidão... Os tagarelas alegres são emissários do demônio porque com suas palavras tolas eles nos tiram das águas profundas em que nos encontrávamos.”
Gostei particularmente deste pedaço porque também sou vítima desse tipo de gente. Não posso ficar um pouco quieta que algumas pessoas acham que estou deprimida. Embora eu ame estar entre amigos, sair para passear, cinema, barzinho, também amo ficar em casa. Mas não posso confessar que sinto prazer em estar sozinha com meus livros, músicas, seriados, que me acusam de ser reclusa. Porque os “tagarelas alegres” confundem estar só com ser solitário, e acham que estar em silêncio é sinônimo de ser depressivo.Eu me considero uma pessoa feliz. Tem horas que fico um pouco triste sim, ué, sou humana, tenho problemas, às vezes me abalo, ué, sou humana. Só que tem gente que acha valorizar as coisas simples é ser medíocre, que não sabe fazer uma brincadeira sem ser estúpida e que não sabe respeitar o jeito de ser de quem está ao lado. Tenho pena desse tipo de pessoas mas não posso fazer nada por elas. Amadurecer depende do esforço de cada um.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

.